Voltar ao topo.Ver em Libras.
Uma empresa:logo irrigater
Compartilhe o site:

Granja São Pedro Colombari

Últimas notícias do mercado agrícola
« Mais recente🔀🛈Categoria:Notícias
ImprimirReportar erroTags:biogás, energia, biofertilizante, elétrica, dia, uso, são e produção449 palavras7 min. para ler

A unidade produz energia elétrica no modelo de Geração Distribuída e apresenta grandes resultados com o uso do biofertilizanteA Granja São Pedro Colombari, de propriedade de José Carlos Colombari, está localizada em São Miguel do Iguaçu, Oeste do Paraná, sendo que o seu foco econômico é a suinocultura em terminação.
A propriedade é pioneira no autoabastecimento energético no país. Em 2006, foi instalado um biodigestor para tratar a biomassa residual das granjas, produzir biogás e gerar energia elétrica. Após dois anos, a unidade já operava em Geração Distribuída (GD), ou seja, estava conectada à Companhia Paranaense de Energia (Copel)  para fornecer energia para a rede. 
Em 2010, aumentou-se a produção de suínos e, consequentemente, o volume de efluente gerado. Por isso, instalou-se mais um biodigestor para atender à demanda de biomassa residual produzida pelos animais.
A granja tem cinco mil suínos, produzindo cerca de 45 m³ por dia de efluentes líquidos, que são direcionados a dois biodigestores de lagoa coberta, que operam em série. O plantel atual possibilita a produção diária de 750 m³ de biogás.
No entanto, o biogás produzido tem alta concentração de gás sulfídrico (H2S). Com base nos resultados de concentração e os fatores restritivos que o H2S apresenta, o biogás é direcionado para um filtro de absorção com reação química em solução de Fe/EDTA.
Após ser filtrado, ele é aproveitado para geração de energia elétrica por meio de um grupo motogerador de 100 kVA, que apresenta potencial de produção de 50 kWh, convertendo o biogás em mil kWh/dia.
Uso de biofertilizante
Além de ser autossuficiente em energia elétrica, a propriedade também usa biofertilizante proveniente do processo de tratamento do efluente, aplicando-o sobre as pastagens, que crescem duas vezes mais rápido do que com uso de fertilizante tradicional.
Enquanto em um sistema normal de rotação de pastagem o boi retorna ao mesmo local após 35 dias, com uso do biofertilizante, isso ocorre a cada 18 dias.
A pecuária de corte registra uma média de um ou dois animais por hectare (nacional) ou de no máximo quatro a cinco animais por hectare (regional), a Granja Colombari maneja 10 animais por hectare, com uso do biofertilizante.
A Granja faz parte da nova economia rural, demonstrando o quanto a energia gerada por meio do aproveitamento do biogás é estratégica para o Brasil. Muito mais que ganhos ambientais, houve ganhos sociais e econômicos.
 

FICHA TÉCNICA
Localização: São Miguel do Iguaçu/PR
Início da produção de biogás:2006
Atividade:Suinocultura - Terminação
Capacidade:5 mil suínos
Vazão Efluente (m³/dia):45~60
Produção Biogás (m³/dia):750
Uso do biogás:Geração de energia elétrica
Uso do biofertilizante:Aplicação - lavoura e pastagem
Produção de energia elétrica (kWh/dia):1.000
Monitoramento:Periódico - Da composição do biogás e da biomassa




Fonte: CIBiogás